Começando sua busca pelo imóvel perfeito. Localização e direção dos pontos cardeais podem influenciar a tomada de decisão na posição ideal do imóvel que você procura.
Segundo os manuais de projeto de arquitetura, a ventilação deve ser cruzada independente da exposição ao sol.
No Rio de Janeiro, onde a área nobre fica entre as montanhas e o mar, problemas de umidade são constantes, direcionando na maioria dos casos a procura de acordo com a posição do sol durante o dia.
Assim, o ideal arquitetonicamente falando é que a área íntima fique voltada para o sol da manhã e a área de serviço para o sol da tarde, facilitando higienização e secagem das roupas.
Nem sempre este objetivo é atingido, dada a posição dos terrenos disponíveis para incorporação.
Tudo é muito relativo e na maioria dos casos, a compra é decidida por uma soma de fatores que incluem a exposição às intempéries, estado, preço e localização.
Para exemplificar, uma área nobilíssima como a Avenida Vieira Souto e Delfim Moreira sofre com a entrada do vento sudoeste sempre acompanhado de chuva na virada do tempo, o que não impede a alta procura. A vista maravilhosa supera o problema, mesmo com relação à maresia.
A Zona Sul, em suas áreas mais nobres, tem pouquíssima expansão dada a escassez de terrenos disponíveis. Daí a liquidez dos imóveis tem como sucesso uma combinação de fatores, inclusive o posicionamento da exposição ao sol.
Toda área de Ipanema e Leblon tem o traçado perpendicular à praia. Assim a numeração dos terrenos começa no mar. Números ímpares são do lado esquerdo, sol da manhã e pares do lado direito, sol da tarde.
Não há variação de preço de metro quadrado para estes parâmetros, e sim pela qualidade da planta e estado de conservação do imóvel.
Temos diversas opções de apartamentos e coberturas excelentes. Temos a certeza de que não irá se decepcionar em passear no nosso site. Fatalmente irá encontrar o imóvel que o atenda.