A inauguração do Túnel Dois Irmãos (atual Zuzu Angel) em 1971, a Auto Estrada Lagoa-Barra, a alteração na legislação, juntamente com a escassez de amplos terrenos em Ipanema e Leblon, foram fatores que levaram a transformação do pequeno e charmoso bairro de São Conrado.
Um decreto de 1970 mudou as normas de altura máxima na construção dos edifícios do Rio. Ele permitiu os edifícios com até 20 andares, desde que afastados das divisas laterais, foi o início da cidade moderna, planejada, com torres isoladas, de São Conrado e Barra da Tijuca
Foi também na década de 70 que se modernizou o conceito de moradia, com lazer e segurança para toda a família, os Condomínios.
Construtores e Incorporadores vislumbraram os vastos terrenos em São Conrado, com a mobilidade e proximidade dos melhores bairros da Zona Sul, como ideais para edificações com um novo padrão, atendendo aos anseios das jovens e abastadas famílias, segurança e lazer para diferentes faixas etárias, pais e filhos infanto-juvenis. Com edifícios e condomínios além do padrão piscina, sauna, academia, alguns até com quadra oficial de tênis e squash, além do Golf Club proporcionam excelente opção de moradia para um público sofisticado.
Famílias de alta renda, começando a criar os filhos, foram atraídas pelos espaços livres e imóveis amplos.
O primeiro prédio, Edifício Franklin Sampaio foi construído junto e voltado para o Gávea Golf Club, entregue em 1976. Cada apartamento com 360m², pavimento exclusivo com a sensação de estar dentro do Campo de Golfe, todo vendido num piscar de olhos.
A empresa Real Engenharia, com a sua expertise, atraiu quem queria morar com conforto e qualidade, entregou em 1978 o Edifício Litorânea e alguns outros na Praia de São Conrado.
Outras Construtoras aproveitaram o excelente momento da construção civil para edificações de alto padrão, e entregaram prédios com apartamentos de até 600 m², o famoso Condomínio Praia Guinle ficou pronto na década seguinte, em 1986.
A Marcus Cavalcanti participou ativamente da expansão imobiliária para este bairro num enclave entre o Leblon e a Barra da Tijuca, inovando com um stand de vendas itinerante que ficava em frente às construções em andamento, tornou-se uma referência do mercado imobiliário local, participando inclusive da incorporação, juntamente com a RJZ Engenharia e Incasa, do exclusivo e requintado 1010 (Prefeito Mendes de Morais, 1010), entregue em 2006, no último terreno disponível na praia.
São Conrado é um dos bairros mais lindos, elegantes e exclusivos do Rio de Janeiro. Bairro para poucos, muito poucos, abriga algumas das rendas mais altas da cidade, endereço de banqueiros, grandes industriais, empresários, artistas e políticos de expressão nacional, território de luxo, bom gosto e sofisticação, incrustado entre o mar e a montanha.